Estudo mostra que 15,6% dos pequenos negócios abertos no Brasil são do Nordeste

Um estudo do Sebrae batizado de “Abertura de Pequenos Negócios no Brasil” trouxe um dado animador no que se refere ao desempenho dos estados do Nordeste.

Até novembro de 2024, a região foi responsável pela abertura de 610.451 pequenas empresas, representando 15,6% do total de 3.906.058 negócios iniciados no país. O economista Miguel Vieira de Araújo, da Coordenação de Avaliação e Estudos da Sudene, destaca que “esses números estão acima da participação da Região no PIB nacional, que gira em torno de 14%”.

O Nordeste aparece como a terceira região com maior abertura de pequenos negócios, atrás do Sudeste (51,1%) e do Sul (19,1%). No cenário nacional, pequenos negócios foram responsáveis por 96,4% das novas empresas, mas no Nordeste essa proporção é ainda maior, alcançando 97,4%.

Esses negócios incluem MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte, reforçando sua importância na economia regional e nacional. “O que demonstra a relevância desse nicho”, reforça Miguel.

Destaques estaduais

Comparando o acumulado até novembro de 2024 com o mesmo período de 2023, todos os estados brasileiros apresentaram crescimento na abertura de pequenos negócios.

No Nordeste, os destaques foram Sergipe, com a segunda maior variação do país (12,5%), e Pernambuco, com a sétima maior variação (9,3%).

No entanto, o estudo também evidencia disparidades regionais significativas. “É possível observar o elevado desequilíbrio regional que vivenciamos em nosso País ao constatar que o município de São Paulo sozinho e apenas no mês de novembro (33.474) abriu maior número de pequenos negócios que Sergipe (25.290) e Piauí (28.296) abriram no acumulado dos 11 meses até novembro”, comenta Miguel.

Ainda assim, o Nordeste segue apresentando números expressivos, com estados como Maranhão (49.964) e Paraíba (48.027) ganhando destaque.

Indústria e iniciativas estratégicas

Cerca de 7,6% das pequenas empresas abertas no Nordeste são indústrias, um número próximo à média nacional de 7,8%. No entanto, quando analisada a participação da região na abertura de pequenas empresas industriais no Brasil, o percentual sobe para 15%.

“Isso mostra a relevância do que a Sudene está defendendo junto ao Programa Nova Indústria Brasil (NIB), que é a ênfase na pequena e média empresa industrial, fortalecendo este elo das cadeias produtivas existentes na Região, como foco das iniciativas das missões da NIB no Nordeste”, explica Miguel.

Touti: fortalecendo o empreendedorismo nordestino

Nesse cenário de expansão de pequenos negócios, a franquia Touti surge como um exemplo de sucesso no setor de beleza e bem-estar, uma área em constante crescimento.

Recentemente, a Touti inaugurou novas unidades no Nordeste, incluindo uma unidade estratégica em Recife, Pernambuco. A marca tem apostado na capacitação de seus franqueados e no fortalecimento das economias locais, oferecendo modelos de negócios acessíveis e lucrativos.

A escolha de investir em uma franquia como a Touti reflete a busca por negócios que combinem suporte estruturado com oportunidades de crescimento.

Em uma região que apresenta alta taxa de abertura de negócios e potencial de mercado, marcas como a Touti têm se destacado por contribuir para o desenvolvimento econômico e social, ajudando empreendedores a transformar sonhos em realidade.

Lúcia Mendes

Autor(a)

 Aqui, compartilho minhas criações, reflexões e dicas sobre o universo da escrita. Seja você um amante de livros, aspirante a escritor(a) ou apenas alguém em busca de boas histórias, esse espaço é para você.

Vamos nos conectar pelas palavras? 💬